terça-feira, 30 de junho de 2009

filhote corona 2008


Filhote fundo amarelo nevado melânico corona (ou com topete). Foto tirada duas semanas após saída do ninho.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Gloster é a raça mais popular de canários de porte, e encontramos excelentes exemplares nas diversas regições do Brasil. A aceitação por parte dos criadores é boa, não só pela existência da sua elegante coroa (ou "topete") como também por ser um pássaro de tamanho pequeno, que apresenta uma variedade de cores, além de não apresentar grandes dificuldades na criação.

Existem duas variantes nesta raça:
a) Pássaro que possuem coroa (ou topete), denominados "corona";
b) Pássaros de cabeça lisa (ou sem topete), denominados "consorte".

Cor de fundo:
A cor base da plumagem do canário Gloster, denominada cor de fundo, pode ser branca ou amarela, (nevado ou intenso). Mesmo nos canários pintados, melânicos ou lipo, a denominação principal sempre será fundo branco ou fundo amarelo.

Características do corona (ou topete):
Cada cor de fundo apresenta características e formação de corona diferenciado. Os coronas de fundo nevado são os mais perfeitos face a sua formação ser composta de penas longas, fofas e largas, enquanto que os coronas de fundo branco e fundo intenso possuem, normalmente, penas duras, curtas e estreitas.

Cuidados na compra para quem quer começar a criar Glosters - algumas dicas:

Compre canários preferencialmente de criadores filiados a um clube ornitológico, pois assim, evita-se comprar em lojas, aves de lotes de "descarte". Claro, existem excessões, e algumas lojas ofereçam boa aves. Por isso, pague o preço certo pela qualidade desejada. Compre canário de cabeça lisa ou de coroa de boa qualidade que, devem custar no mínimo, via de regra, o dobro do preço de um pássaro comum. Em minha cidade (Maringá), bons exemplares podem variar de R$100,00 à R$200,00 cada. Estar atento às características: bico, cabeça, coroa se for o caso, peito, nuca, tamanho da cauda proporcional ao corpo, etc. Portanto, quando for adquirir ou seleccionar um exemplar, deverá escolher sempre o mais perfeito, sem esquecer das óptimas condições de saúde.

Conclusão:

Devemos adquirir pássaros de boa procedência, sempre que possível, conhecer o plantel do criador onde poderemos observar os seus reprodutores e possíveis premiados nas exposições. A escolha das matrizes (dos canários pai e mãe) para a formação de uma boa linhagem é fundamental para o criador principiante. Para isso, é aconselhável procurarmos sempre um criador filiado a clube ornitológico. A qualidade é fundamental. Adquira qualidade e não quantidade a preços baixos, principalmente quando iniciar. Com dedicação e perseverança os resultados aparecem.

segunda-feira, 22 de junho de 2009