Esta página é voltada para os amantes da ornitologia, sobretudo, a canaricultura. Neste espaço, você encontrará fotos, matérias sobre manejo, dicas para iniciantes e, principalmente, um espaço para troca de informações e experiências, sempre objetivando o aperfeiçoamento na criação e desenvolvimento desta maravilhosa ave.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
macho ou fêmea? como identificar?
Normalmente, os canários não apresentam grandes dimorfismo sexual e, visualmente, é difícil diferenciar macho de fêmea. Porém, alguns criadores mais experientes, conseguem diferençar observando alguns aspectos como plumagem (em alguns machos, são mais vistosas) , forma do corpo, posicionamento dos olhos e comportamento. A maneira mais "fácil" de diferenciar, é observando o canto (esta, ao meu ver, a mais prazerosa). Machos tem canto vigoroso, frequente e seqüencial, enquanto as fêmeas, geralmente, não cantam ou, se cantam, não o fazem de forma vigorosa. Já a maneira mais segura, é através da sexagem por DNA, através de labarotórios especializados, a partir de amostras de sangue ou penas. Ainda, observando-se a cloaca das aves, pode-se verificar uma pequena diferença, principalmente quando se aproxima a época de reprodução: nos machos, a cloaca fica em forma de "bolinha" e na fêmea, como um cone, em continuidade ao abdome, como nas fotos.
Sou casado, advogado militante em Maringá, cristão, apaixonado por canários desde criança. Filiado ao COM - Clube Ornitológico de Maringá, sob o nº 056, passando desde então a criar canários gloster quando, com a ajuda e orientação dos criadores mais experientes do Clube, passei a evoluir no desenvolvimento do plantel e, consequentemente, dos filhotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário